Diversão e emoção vão marcar segundo espetáculo do Carrossel Cultural no Theatro Treze de Maio

Bernardo Abbad

Diversão e emoção vão marcar segundo espetáculo do Carrossel Cultural no Theatro Treze de Maio
Fotos: Ronald Mendes

Dando seguimento ao projeto “Carrossel Cultural – Férias Divertidas”, que está trazendo cinco espetáculos para a criançada se divertir de graça na cidade, a peça “A Tartaruguinha que perdeu o casco” promete encantar e sensibilizar pais e filhos nesta quarta-feira, em duas sessões no Theatro Treze de Maio.

A peça conta uma linda história sobre amizade, solidariedade e doação de órgãos. É baseada no livro infantil de mesmo nome, escrito por André Saut e Diogo Saut, e narra a jornada de uma tartaruga que perdeu seu casco e encontra vários amigos durante a busca por algo que possa ajudá-la.

Na adaptação para os palcos, um casal convida dois amigos para jantar com um objetivo: compartilhar o livro infantil que a protagonista, Érica, está escrevendo. A partir daí, os quatro bolam, juntos, a história da jornada da tartaruga. A encenação alterna entre momentos em que os atores são humanos, no apartamento do casal, com cenas nas quais cada um representa um animal da floresta, que entra em cena para tentar salvar a tartaruga, cada um à sua maneira.

A Companhia Armazém assina este e mais dois espetáculos do Carrossel Cultural: As Histórias do Vô Venâncio e Trem Maravilha. Idealizada pelos sócios Patrícia Garcia e Ricardo Paim, que também atuam nas peças, a companhia está ativa desde 2008 e realiza apresentações para diversas faixas etárias, inclusive em outras cidades além de Santa Maria. O espetáculo “A Tartaruguinha que perdeu o casco” estreou em Vitória, no Espírito Santo e fez uma primeira apresentação em Santa Murante através de uma live, durante a pandemia. A primeira vez presencial, com público, foi em novembro de 2021.

Leia mais:

Cortinas e braços abertos para receber as Férias Divertidas no Theatro Treze de Maio“Clownfusão” dá início à programação infantil de férias do Theatro Treze de MaioCassiano Cavalheiro: show de Humberto Gessinger é confirmado em Santa Maria

Sobre a peça da Tartaruguinha, que tem direção de Leonardo Roat e cenário e figurino de Luciano Santos, Patrícia Garcia explica por que todos podem se emocionar:

– A peça tem a ideia de conscientizar principalmente as famílias sobre a doação de órgãos para crianças. A tartaruga quebra o casco e depende de encontrar outro casco para continuar viva. Embora a história seja pra criança, ela é muito bonita e sensibiliza a todos.

​Segundo a atriz e produtora, a proposta é construir a história de uma forma lúdica e diferente para chamar a atenção das crianças. O resultado é emoção por todos os lados, desde os pequenos que compreendem a mensagem, até os adultos que se emocionam pela sensibilidade do assunto.

O Carrossel Cultural segue até o dia 29 de julho, sexta-feira, com espetáculos gratuitos para a criançada todos os dias. Confira, a seguir, a programação.

Agende-se

A Tartaruguinha que perdeu o casco

Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Leonardo RoatCom – Felipe Mendes, Patrícia Garcia, Ricardo Paim, Tiago TelesQuando – Quarta, dia 27, às 15h e 18h

A Caligrafia de Dona Sofia

Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Julio Cesar ArandaCom – Rafaela Drey Costa, Helquer Paez, Camila Marques, Hellen Höher Bohrer e Fernanda KühleisQuando – Quinta, dia 28, às 15h e 18h

As histórias do Vô Venâncio 

Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Ricardo PaimCom – Cezar Leal, Igor Tadielo, Patrícia Garcia e Ricardo PaimQuando – Sexta, dia 29, às 15h

Trem Maravilha

Onde – Theatro Treze de MaioDireção – Patrícia GarciaCom – Patrícia Garcia, Ricardo Paim, Daiane Diniz, Igor Tadielo, Michel Wagner e Rodrigo Cunha.Quando – Sexta, dia 29, às 18h

Leia mais notícias de Cultura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Incêndio em micro-ônibus na VRS-804 deixa trânsito em meia pista em Silveira Martins Anterior

Incêndio em micro-ônibus na VRS-804 deixa trânsito em meia pista em Silveira Martins

Aterro sanitário enterra cerca de 15 mil toneladas de lixo urbano por mês Próximo

Aterro sanitário enterra cerca de 15 mil toneladas de lixo urbano por mês

Geral